Teste Seletivo 07/2011 realizado com sucesso


Aconteceu no último domingo (18/12) o Teste Seletivo 07/2011 – Ano Letivo 2012. As provas foram realizadas pelo Instituto Tayano de Educação.

Realizado sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria Municipal de Assistência Social, o Teste Seletivo 07/2011 – Ano Letivo 2012 contou com 670 inscrições, sendo que 560 inscritos fizeram as provas. A diferença se deu em função de indeferições e desistências.

Para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a seleção destinou-se à contratação e formação de cadastro de Reserva de Profissionais para substituir durante o ano letivo de 2012, os servidores efetivos conforme os casos previstos na Lei Complementar n° 103/2006 de 09 de Março de 2006 e combinada com a Lei Complementar n° 159/2011 de 23 de Novembro de 2011.

Para a Secretaria Municipal de Assistência Social a seleção destinou-se a contratação e formação de cadastro de reserva de profissionais para atuar nos CRAS – Centro de Referência e Assistência Social e no CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social, conforme Lei n° 3672/2011 de 23 de Novembro de 2011.

O resultado da classificação sairá dia 16/01/2012. Haverá um prazo para recursos e o resultado final será publicado dia 20/01/2012.

Para o Secretário Municipal de Educação e Cultura Júnior Pimenta,” as provas foram realizadas com bastante tranquilidade e os candidatos saíram bastante satisfeitos, o que demonstra a confiança e a lisura que os concorrentes depositaram na comissão organizadora. Acreditamos que os recursos terão um índice muito baixo”, finalizou o Secretário.

Humberto Ferreira
Assessoria de Imprensa SEMEC

COMUNICADO


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra comunica os procedimentos em relação a demanda de vagas para matrículas no Sistema Municipal de Ensino.

 Educação Infantil: Os pais/responsáveis pelas crianças que buscam vagas para  Pré I e Pré II  deverão comparecer à Secretaria Municipal de Educação e Cultura no dia 18/01/2012, das 08:00 às 11:00  e das 13:30 às 17:00 para realizar a matrícula na nova escola que será aberta no prédio da ITEC.

Os pais/responsáveis pelas crianças com pré inscrições nos Maternais  (I, II, III) não contempladas no sorteio deverão comparecer à Secretaria Municipal de Educação e Cultura no dia 20/01/2012 às 19:00 para o sorteio das vagas disponíveis.

Ensino Fundamental: A demanda das pré inscrições não contempladas no sorteio serão resolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria de Estado de Educação à partir do dia 16/01/2012.

Os casos omissos serão definidos pela SEMEC através da equipe do Departamento Técnico Pedagógico.

Assessoria

SEMEC abrirá processo licitatório para ampliar 02 Centros Municipais de Ensino


A Secretaria Municipal de Educação de Cultura de Tangará da Serra – SEMEC abrirá no próximo dia 23/12 às 08h00, um processo licitatório para contratação de uma empresa que ficará responsável pela obra que deverá ampliar 02 (dois) Centros Municipais de Ensino do município, com tramites que se desenrolarão a partir do mês de Janeiro de 2012. As informações são da Coordenadora de Educação Infantil Kátia Beck.

As instituições beneficiadas serão os Centros Municipais de Ensino Cecília Maria de Barcellos, localizado no Jardim Atlântida, e Tia Lina, localizado na Vila Esmeralda. Com as ampliações, as instituições poderão oferecer para a comunidade mais 200 vagas diretas para alunos da Creche e da Pré-escola.

Com a iniciativa do Poder Público, novos Centros Educacionais deverão atender alunos de 1 a 5 anos. Um deles no Alto da Boa Vista e o outro nos Altos do Tarumã, buscando beneficiar as famílias que residem nesta região. Outro bairro beneficiado será o Jardim Califórnia, com inauguração prevista para 2013.

Humberto Ferreira – Assessoria de Imprensa SEMEC

CME PROF. JOSÉ NODARI

HISTÓRICO:

Em 1966, foi nomeado supervisor das Escolas Municipais pelo Município de Barra do Bugres , incumbido em criar a escola Primária , bem como as indicações dos nomes dos professores para Tangará da Serra a serem nomeados pelo Estado de Mato Grosso .

Em sua justa homenagem o Decreto Municipal nº 17/95 e a resolução nº217/96, CEE/MT criou-se o CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO “PROFESSOR JOSÉ NODARY”, no dia 13 de Maio de 1995, situado à Rua Ismael José do Nascimento, nº 1.374-W , no Jardim Tangará I .

O CME. Prof. José Nodari atende a uma clientela oriunda de bairros circunvizinhos. A Entidade Mantenedora é a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Funciona em regime de externato, nos turnos: matutino e vespertino, oferecendo Educação Infantil e Ensino Fundamental de nove anos e ensino fundamental de oito anos, com termino em 2012.

Hoje a escola tem à direção o professor Pedro Donizete Furquim, e na coordenação as professoras, Sonia Maria de Andrade e Jucineide dos Santos Zaffonato.

Conta hoje com aproximadamente 905 alunos nos períodos matutino e vespertino, 43 professores e 13 corpo administrativo.

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”Paulo Freire

SEMEC informa sobre as pré inscrições não contempladas nos sorteios.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura José Júnior Pimenta de Sousa, comunica os procedimentos que deverão ser informados aos pais ou responsáveis para as pré inscrições não contempladas nos sorteios:

1. Educação Infantil = Os pais/responsáveis pelas crianças com pré-inscrições do Pré I e Pré II não contempladas no sorteio deverão comparecer à Secretaria Municipal de Educação e Cultura no dia 20/12/2011, das 13h00 às 17h00 para realizar a matrícula na nova escola que será aberta no prédio da ITEC.

Os pais/responsáveis pelas crianças com pré inscrições nos Maternais (I, II, III) não contempladas no sorteio deverão comparecer à Secretaria Municipal de Educação e Cultura no dia 20/01/2012 às 19h00 para o sorteio das vagas disponíveis.

2. Ensino Fundamental = A demanda das pré inscrições não contempladas no sorteio serão resolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria de Estado de Educação a partir do dia 16/01/2012.

Lembramos que conforme o art. 5° parágrafo único do Edital Complementar 001/2011 ao Edital 001/2011 – de Matrículas, após a efetivação da matrícula do aluno, o Centro de Ensino se responsabilizará em baixar imediatamente no cadastro de pré inscritos no programa específico o nome do aluno contemplado.

Assessoria de Imprensa SEMEC

Departamento de Cultura divulga premiação do 1° Concurso Presépio Vivo / Movimentado.

Na última sexta-feira (16/12) aconteceu a premiação do 1° Concurso Presépio Vivo / Movimento promovido pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura-SEMEC, Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, Câmara Municipal de Vereadores e Secretaria Municipal de Turismo. O evento foi realizado na Praça da Bíblia e contou com o apoio do Jornal Diário da Serra e da Vereadora Vânia Trettel.

O 1° lugar ficou com o Grupo Atores e Metamorfose com Presépio Tradicional e o 2° lugar ficou com o Grupo Efeito Colateral com o Presépio Contemporâneo. Os grupos receberam das mãos dos Secretários Júnior Pimenta e Guilherme Schenkel, respectivamente das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, e do Turismo um lindo troféu alusivo ao evento.

Houve uma apresentação da Banda Sinfônica do Instituto Florescer da Usina Itamarati, do município vizinho de Nova Olímpia-MT, que brindou os presentes com lindas canções natalinas.

Em todas as noites, desde a última segunda-feira (12/12) aconteceram várias apresentações dos grupos de dança e dos corais de Tangará da Serra.

O público que esteve presente em todas as noites na Pça. da Bíblia, fez inúmeros elogios pela iniciativa do Departamento de Cultura de promover este evento. “Queremos agradecer a todos os grupos que se apresentaram e ao público em geral que estiveram presentes”, comentou a coordenadora Joeli Siqueira.

Para o Secretário de Educação e Cultura Júnior Pimenta, “é motivo de muito orgulho estarmos propiciando a população tangaraense este momento de rara beleza que são as festividades natalinas, aproveitamos o ensejo para desejar a todas as famílias um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de felicidades”, finalizou.

Humberto Ferreira
Assessoria de Imprensa SEMEC

SEMEC recebe 03 onibus do Governo Federal


Através do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra e o Governo Federal por intermédio do PAR – Plano de Ações Articuladas e da adesão do Programa “Caminho da Escola”, a Secretaria Educação e Cultura – SEMEC, recebeu 03 ônibus que irão compor a frota do transporte escolar do município.

O investimento total foi de R$ 636.000,00 (seiscentos e trinta e seis mil reais), sendo a contrapartida do município de 1% do valor, ou seja, R$ 6.360,00 (seis mil trezentos e sessenta reais).

O Programa “Caminho da Escola” consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que fornece linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.

Tangará da Serra já foi beneficiado com 11 ônibus do Programa “Caminho da Escola”, sendo 02 ônibus encaminhados para as Escolas Indígenas do município.

Para o Secretário de Educação e Cultura José Júnior Pimenta de Sousa, a aquisição destes ônibus veio resolver mais ainda a nossa demanda do transporte escolar. “Para 2012 existem mais solicitações que já foram encaminhadas para o Governo Federal através do MEC – Ministério da Educação e Cultura”, acrescentou o secretário.

Humberto Ferreira
Assessoria de Imprensa SEMEC

1° Concurso de Presépio Vivo / Movimentado de Tangará da Serra

Está sendo realizado na Praça da Bíblia, no centro de Tangará da Serra o 1° Concurso de Presépio Vivo / Movimentado. As apresentações estão acontecendo desde a última segunda-feira (12/12) até 16 de Dezembro, no horário das 20h00 às 21h30.

A premiação acontecerá no dia 18 de Dezembro, com os candidatos concorrentes sendo avaliados por um corpo de jurados.

Neste período estarão acontecendo também apresentações Musicais, com os Corais de Tangará da Serra. Os grupos de Dança estarão também se apresentando para os presentes.

Para a coordenadora Joeli Siqueira, este evento tem como objetivo trazer a nossa população para a Praça da Bíblia, um local central, bem iluminado e com total segurança, tanto para os adultos como para as crianças. “Aproveito o ensejo para convidar todas as famílias de Tangará da Serra, para incorporar neste clima de Natal o grande sentido das festividades do período de festas”, comentou a coordenadora.

Os secretários Júnior Pimenta e Guilherme Schenkel, respectivamente da Educação e Cultura, e do Turismo, estiveram presentes na segunda-feira passada (12/12) e foram unânimes em elogiar a iniciativa do Departamento de Cultura em trazer este Concurso para Praça da Bíblia.

Humberto Ferreira

Assessoria de Imprensa SEMEC

Departamento de Cultura realiza encerramento das oficinas com sucesso

Aconteceu na última sexta-feira (09/12) o encerramento do ano letivo das oficinas de Música, Dança e Pintura do Departamento de Cultura, com uma grande apresentação.

O evento contou com as presenças do Prefeito Saturnino Masson, do Presidente da Câmara Municipal Miguel Romanhuk, do Secretário de Educação e Cultura de Tangará da Serra, Júnior Pimenta, demais autoridades, professores, alunos e do público em geral que lotou as dependências do Anfitetro do Centro Cultural.

Inicialmente houve apresentações musicais com os alunos do Professor Edson, que interpretaram músicas para delírio do público participante.

Em seguida a Professora Silvia Varnier e suas alunas brindaram os presentes com diferentes apresentações de dança. Houve apresentação do Ballet do Amor, com o Corpo de Baile do Centro Cultural Dosca; Apresentações de Ballet com alunos do 1°, 2° e 3° anos; Apresentação de Forró com o corpo de Baile do Centro Cultural Doska; Dança do Ventre, com a Profa. Regiane e convidadas; Street Dance com o Corpo de Baile do Centro Cultural Doska; Apresentação de Jazz Adiantado com alunos da Academia Polly Dance; Apresentação de Jazz com as professoras da Academia Polly Dance, participação especial da Profa. Silvana Varnier, e o encerramento com todos os alunos das oficinas de Dança, Música e Pintura.

A Profa. Marlene juntamente com suas alunas da Oficina de Pintura fizeram a exposição de Pintura em Tela e Artesenato, sendo muito visitada pelo público em geral.

Para o Secretário de Educação e Cultura Júnior Pimenta, este é um momento impar para nossa
cultura. Assistirmos um lindo espetáculo proporcionado pelos alunos que se empenharam durante o decorrer do ano com seus professores em total harmonia. "Parabenizo a coordenadora de cultura Joeli Siqueira, todos os monitores e principalmente os alunos por este grande momento", finalizou o secretário.

Humberto Ferreira

Assessoria de Imprensa SEMEC


Secretário Júnior Pimenta recebe integrantes da UNEMAT e UNESP

Na última quinta-feira (08/12) o Secretário de Educação e Cultura de Tangará da Serra José Júnior Pimenta de Sousa recebeu uma comissão de Professores/Doutores integrantes do Corpo Docente do Mestrado de Literatura da UNEMAT – Campus Tangará da Serra e da UNESP – São Paulo, que estiveram visitando a Secretaria de Educação e Cultura de Tangará da Serra-SEMEC.

O motivo da visita foi reforçar algumas parcerias que a SEMEC tem com a UNEMAT no campo da pesquisa, como o projeto já concluído no Assentamento Antônio Conselheiro e que foi publicado Livro e Documentário denominado “Vozes do Assentamento Antônio Conselheiro”.

Outra pesquisa está em andamento com os primeiros moradores que chegaram a Tangará da Serra, que conforme o Secretário Júnior Pimenta, poderá ser publicado no próximo mês de Maio de 2012, por ocasião das festividades do aniversário da cidade. “A nossa intenção é retomar esta parceria e realizar outras pesquisas”, comentou o secretário.

Os Professores da UNEMAT estarão fazendo uma parceria com a SEMEC para Formação Continuada dos professores do Sistema Municipal de Ensino de Tangará da Serra, com orientações para produções científicas e organização da Revista Científica Eletrônica, que será lançada no próximo ano, sob orientação da Universidade.

Humberto Ferreira - Assessoria de Imprensa SEMEC

Show de encerramento das Oficinas do Centro Cultural

Acontece hoje a partir das 19h00 show de encerramento das Oficinas de Música, Pintura e Dança do Centro Cultural.

O evento contará com a presença do Prefeito Saturnino Masson, do Secretário de Educação e Cultura José Júnior Pimenta de Sousa e demais autoridades.

Haverá apresentações de dança com os alunos da profa. Silvia, apresentações musicais e um show com uma banda formada pelos alunos do prof. Edson, e uma exposição de Pintura em Tela e Artesanato com os trabalhos das alunas da profa. Marlene.

A Academia Polly Dance fará uma apresentação de Jazz com suas professoras, que contará com a participação especial da profa. Silvana Varnier.

O convite é feito pela coordenadora de cultura Joeli Siqueira, da Secretaria de Educação e Cultura de Tangará da Serra, que aproveita o ensejo para agradecer os pais, alunos, amigos, professores que vem contribuindo com o processo de aprendizagem de todos para a transformação das pessoas que passam pelas oficinas.

Humberto Ferreira
Assessoria de Imprensa SEMEC

Formatura do Pré-Escolar 2011 da Escola Municipal Indígena Zozoiterô - Aldeia Rio Verde




Projetor multimídia chega aos Centros Municipais de Ensino de Tangará da Serra

Com o propósito de levar tecnologias às salas de aula, o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), disponibilizou aos Centros Municipais de Ensino de Tangará da Serra, 07 (sete) projetores multimídia interativo para facilitar o ensino e a aprendizagem dos alunos.

As Unidades Escolares contempladas são: CME Dom Bosco; CME Fábio Diniz Junqueira; CME Antenor Soares; CME Joana D’arc; CME Décio Burali; CME José Nodari e CME Silvio Paternez. O valor total da aquisição está estimado em R$ 10.283,00 (dez mil duzentos e oitenta e três reais).

Concebido e desenvolvido pelas universidades federais de Santa Catarina e de Pernambuco, o projetor é diferente dos demais disponíveis no mercado por facilitar a interatividade.

Portátil e leve (apenas 5 quilos), é equipado com mouse, teclado e portas de entrada para CD, DVD e demais acessórios (USB), e congrega diversas funcionalidades. Portanto, dispensa o uso de computador.

O objetivo é levar os conteúdos digitais para a sala de aula e, com isso, torna-la mais atraente e interativa. O Ministério da Educação já solicitou patente do produto.

O projetor multimídia será mais uma ferramenta de inclusão digital do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO. Seu principal benefício está no fator motivador. “Acoplar o conteúdo a som, imagem e movimento deixa os estudantes envolvidos”.

Segundo a Prof.ª Sonia Maria de Andrade, diretora do Centro Municipal de Ensino José Nodari, o projetor multimídia foi entregue no dia 12 de Setembro de 2011 e está aguardando a visita de um técnico do fabricante para fazer a instalação do equipamento e posteriormente um treinamento.

Humberto Ferreira - Assessoria de Imprensa SEMEC

Município vai locar escola para cumprir compromisso de novas vagas para Ensino Infantil

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra (SEMEC) está tentando concluir a contratação de um prédio para o ensino infantil em Tangará da Serra. No prédio funcionava uma escola particular e uma faculdade, no Parque das Mansões (antigo ITEC e Colégio Ideal). A locação está em fase de licitação.

O Município tinha para este ano de 2012 o compromisso de 300 vagas no início do ano letivo e mais 500 até o fim do ano. A primeira parte foi concluída com a inauguração das cheches Cecília Barcelos, no Jardim Atlântida, e Atacílio de Souza, no Jardim Paulista. E ainda com a extensão da Escola Joana D’Arc na Vila Alta (antigo Colégio Integrante), quando foram abertas 302 vagas.

“Agora precisamos cumprir a segunda parte da meta, que são mais quinhentas vagas, e com essa locação vamos conseguir até ultrapassar um pouco esse objetivo”, adianta o Secretário Municipal de Educação e Cultura, José Júnior Pimenta de Sousa.

O secretário lembrou que a locação não seria necessária caso tivesse ocorrido sem problemas a licitação das obras de construção da creche do Jardim Califórnia. Com essa creche construída a meta seria alcançada. Ao defender o prédio que a SEMEC pretende alugar, Júnior Pimenta lembra que nele já funcionou uma escola. “Temos ali uma estrutura toda pronta, claro que precisando de pequenos reparos, mas já é uma estrutura de escola”, avalia.

Para 2012, a meta assumida pelo Município em compromisso com o Ministério Público Estadual, é de abrir novas 500 vagas para o ensino infantil, mas o Plano de Expansão da SEMEC pretende abrir 940 vagas com a inauguração de duas creches que já estão em construção, uma no Alto da Boa Vista e a outra no Jardim Altos do Tarumã, e com a construção da creche do Jardim Califórnia (ainda em licitação).

Para 2013, o compromisso do Município é de mais 500 vagas, e objetivo é de conseguir criar mais 690 vagas com a construção de três novas creches, que já tem projetos em tramitação no Ministério da Educação e Cultura, nos bairros: Jardim Vale do Sol (próximo a Vila Horizonte), Parque do Tarumã e Jardim Acapulco.

“A intenção do Município é atender o que foi apresentado pelo Ministério Público e ainda ultrapassar, ampliando um pouco mais o número de vagas”, conta o coordenador do Plano de Ações Articuladas da SEMEC, professor João Costalonga Filho.

Autor: Assessoria SEMEC

Fonte: Redação DS

Agenda de Eventos Outubro/2011

27/10/2011 (Quinta-feira) - "Feira de Ciencias" com o tema "O HOMEM E SUAS RELAÇÕES COM O MEIO AMBIENTE - Local: CME Professor José Nodari - Horário: Das 17 às 20 horas.

26/10/2011 (Quarta-feira) - "III Conferência Estudantil pelo Meio Ambiente de Tangará da Serra" - Local: Auditório do Centro Cultural - Horário: Vespertino.

Agenda de Eventos Novembro/2011

28/11/2011 (Segunda-feira) - Lançamento do Programa MAIS EDUCAÇÃO - Local: Escola Fábio Diniz Junqueira - Horário: 10h00.

26/11/2011 (Sábado) - Entrega das chaves das unidades habitacionais do Residencial Mané Garrincha, do Programa Minha Casa Minha Vida, às famílias contempladas. O evento contará com a presença do Exmo. Sr. Governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, do Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso, Sr. Carlos Roberto Pereira e demais autoridades.


26/11/2011 (Sábado) - Apresentação Cultural do Grupo Folclórico "Os Pássaros Tangará" do Projeto Valorizando a Cultura Matogrossense - Local: Distrito de Progresso, na quadra da Escola Patriarca da Independência - Horário: 16h00. A Promoção é da CME Diva Junqueira e da Escola Patriarca da Independência, através das professoras Leonice e Simoni - Informações pelo Fone: (65) 3327-1241.

25/11/2011 (Sexta-feira) - Dia do Doador Universal de Sangue. Doar Sangue é Doar Vida.

25/11/2011 (Sexta-feira) - Encerramento das Oficinas Culturais 2011/2012 desenvolvidas pelo Ponto de Cultura Arte que Transforma - Local: Sede do Ponto de Cultura, na Rua Júlio Martinez Benevides, 1642-S - Vl. Alta - Horário: 19h30min. O convite é feito a toda população tangaraense por Marilza da Silva Costa, Coordenadora do Ponto de Cultura.

25/11/2011 (Sexta-feira) - Feira do Conhecimento 2011 - Local: CME Fábio Diniz Junqueira - Horário: 8h30 às 11h00 e das 13h00 às 16h00.

24/11/2011 (Quinta-feira) - Audiência Pública requerida pelo Deputado Wagner Ramos, com o objetivo de debater a implantação do Curso de Engenharia Civil, no Campus da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - Local: Auditório da Escola Técnica Estadual (antigo CEPROTEC), na Rua 28 n° 980-N - Vila Horizonte - Tangará da Serra - MT - Horário: 19h30min.

23 a 26/11/2011 (Quinta-feira a Domingo) - 2ª Edição da Feira do Livro Indígena de Mato Grosso - FLIMT 2011 - Local: Pavilhão das artes - Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. Realização da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso - Informações pelo fone: (65) 3613-0222 ou pelo e-mail: flimt@cultura.mt.gov.br

19/11/2011 (Sábado) - Hasteamento da Bandeira, em comemoração ao "Dia da Bandeira" - Local: Em frente ao Palácio Tangará (Prefeitura Municipal) - Horário: 11h45min.

18/11/2011 (Sexta-feira) - Luau Cultural (Teatro, Música, Danças, Poesia) - Local: Chácara do Tuim - Horário: 19 horas

17/11/2011 (Quinta-feira) - Reunião do Conselho Municipal de Educação - Local: Sala de Reuniões da SEMEC - Horário: 13h30min - Pauta: Apreciação do Calendário e das Estruturas Curriculares para o ano letivo de 2012.

10/11/2011 (Quinta-feira) - "1ª NOITE CULTURAL" - Local: CME Atílio de Souza - Creche - Horário: 19h00.

09/11/2011(Quarta-feira) - "NOITE LITERATUANDO", às 19 horas no Centro Cultural. Promovido pelo CME Ayrton Senna. É um trabalho voltado para a literatura conteporânea a vida e obras da autora Ruth Rocha, além da exposição de alguns Projetos desenvolvidos ao longo do ano.

08, 09 e 10/11/2011 - "SEMANA DO CEGO"
Programação:
- Dia 08 de Novembro de 2011 - Palestras - Local Auditório do Centro Cultural - Horários:
18h30min - Abertura do evento
19h - Palestrante: Dr. Bráulio Foco Teles de Oliveira - Oftalmologista - Tema: O que é Deficiência Visual
20h30min - Palestrante: Sandro Luiz da Silva - Presidente da Associação Matogrossense de Cegos - Tema: Inclusão do Deficiente Visual no Mercado de Trabalho - Parcerias da AMC (Associação Matogrossense de Cegos).
21h30min - Palestrante: Jéssica Soares - Centro Municipal Integrado de Ed. Especial "Profa. Isoldi Storck" - Tema: Tecnologias Assistivas: Deficiência Visual e os programas do Jaws e Dos Vox.
22h - Palestrante: Pedro de Souza Santos - Centro Integrado de Ed. Especial "Profa. Isoldi Storck" - Tema: A sala de Recursos auxiliando no aprendizado do ensino regular.
- Dia 09 de Novembro de 2011
19h - Amistoso de Golball - Seleções de Cuiabá e Rondonópolis - Local: Ginásio Municipal Douglas Poyne (Vila Olímpica) - Haverá sorteio de prêmios.
- Dia 10 de Novembro de 2011
Atividades pra alunos do CMIEE "Profa. Isoldi Storck" - Passeio e Almoço - Local: Estância Amazonas.

07/11/2011 (Segunda-feira) - Audiência Pública consultiva da 'MINUTA DE RESOLUÇÃO DAS SALAS ANEXAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL" - Local: Auditório do Centro Cultural - Horário: 14 horas.

Agenda de Eventos Dezembro/2011

13 e 14/12/2011 - I Noite do Soninho - Realização: CME Prof. João Maria - O evento será o encerramento do ano letivo com muito estilo! Nesta noite os alunos participarão de atividades educativas, explorando o espaço físico da escola, no horário das 19h00min do dia 13 de Dezembro de 2011 às 09h30min do dia 14 de Dezembro de 2011.

10/12/2011 (Sábado) - Encerramento do ano do Projeto Flauta Cidadã - Local: Escola Estadual Professora Jada Torres (Residencial Dona Júlia) - Horário: 19h30.

10/12/2011 (Sábado) - Amostra de Dança da Academia Polly Dance - Local: Anfiteatro do Centro Cultural - Horário: 20h00 - Entrada: Presente para Doação em prol da Casa da Criança ou Lar dos Idosos.

10/12/2011 (Sábado) - Festa de Formatura da Escola Chapadão do Rio Verde - Horário: 20h00 - Local: Escola Chapadão do Rio Verde - Animação: DJ Azeitona.

09/12/2011 (Sexta-feira) - Confraternização c/apresentações musicais e teatrais dos alunos; Momento de Adoração (Louvores); Entrega de Pastas de Atividades e de lembranças natalinas - Local: Creche Futuro Brilhante - Horário: A partir das 19h00 - O convite é feito pela Diretora Doriani Vasconcelos.

09/12/2011 (Sexta-feira) - Formatura do Pré II e Pré-Escolar 2011 - Local: CME Fábio Diniz Junqueira - Horário: 19h00.

09/12/2011 (Sexta-feira) - Encerramento das Oficinas de Dança, Música e Pintura - Local: Centro Cultural - Horário: 19h00. Haverá um show com uma banda formada pelos alunos e um espetáculo de dança.

09/12/2011 (Sexta-feira) - Formatura da 3ª Turma do 3° ano do Ensino Médio 2011 da Escola Estadual Indígena do Ensino Básico Malamalali (Aldeia Rio Verde) - Local: Escola Municipal Indígena Zozoiterô - Horário: 14h00.

09/12/2011 (Sexta-feira) - Formatura do Pré II - 2011 - Local: Creche Futuro Brilhante - Horário: 19h00.

08/12/2011 (Quinta-feira) - Formatura do Pré II - 2011 - Local: Creche Tia Lina - Horário: 19h00.

08/12/2011 (Quinta-feira) - Formandos 2011 - Formatura do Pré-Escolar - Local: Escola Estadual Ministro Petrônio Portela Nunes - Horário: 19h00.

06/12/2011 (Terça-feira) - Formatura do Pré-Escolar 2011 - Local: Escola Municipal Indígena Zozoiterô - Aldeia Indígena Rio Verde - Horário: 19h00.

04/12/2011 (Domingo) - Festa da Chegada do Papai Noel - Local: Praça dos Pioneiros - Horário: 20h00 - Promoção da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, Secretaria de Turismo, ACITS e CDL - Convite a todos os servidores, familiares, amigos e a população tangaraense em geral.

01/12/2011 (Quinta-feira) - Palestra com a psicóloga Gisele Machado Dias - Tema: Violência Doméstica - Local: Creche João Maria - Horário: 19h00. A palestra faz parte do Projeto Família x Escola, destinada às famílias dos alunos e ao público em geral.

01/12/2011 (Quinta-feira) - Festiva de Formatura dos 123 alunos do Projeto MORAL - MOVIMENTO ROTÁRIO DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS - Local: Casa da Amizade - Horário: 20h00 - O convite é feito pelo Rotary Club Tangará Cidade Alta.

01/12/2011 (Quinta-feira) - II Mostra Cultural de Matemática e Ludicidade - Local: E. E. Emanuel Pinheiro - Horário: 07h30 às 11h00 e 13h30 e 17h00.

SEMEC cria Cadastro de Reserva de Matrícula

No intuito de facilitar as matrículas dos alunos de um modo geral, a Secretaria de Educação e Cultura de Tangará da Serra, criou o Cadastro de Reserva de Matrícula.

Com o Cadastro de Reserva de Matrícula, os pais não precisarão mais enfrentar imensas filas ou ter que dormir na porta dos CME-Centros Municipais de Ensino para conseguir uma vaga para seus filhos. Bastará apenas preencher uma Ficha Cadastral que estará a disposição nas Unidades Escolares e aguardar o sorteio.

O período de inscrição será de 05 a 16/12/2011 das 08h00 às 10h30 e das 13h30 às 15h00 e os pais terão que se dirigir aos CME-Centros Municipais de Ensino que eles tenham interesse que os seus filhos estudem. O sorteio ocorrerá no dia 19/12/2011 as 19h30 no CME que foi feita a reserva, na presença dos pais e ou responsáveis usando uma total lisura do processo. Aqueles que não forem sorteados serão remanejados pela SEMEC para a escola municipal ou estadual mais próxima de sua residência.

Para o Secretário Júnior Pimenta, o Cadastro de Reserva de Matrícula vem suprir uma enorme deficiência na condução das matrículas das Unidades Escolares. “Agora teremos um controle maior sobre este antigo problema que existia em Tangará da Serra, queremos ver o máximo de crianças matriculadas”, finalizou o secretário.

Humberto Ferreira - Assessoria de Imprensa SEMEC

Resolução 006/08 - CME/TGA/MT

Resolução 005/07 - CME/TGA/MT


Oficina de Pintura

- Profa. Marlene S. Santana
- Contato: (65) 9901-7329

Pintura de Tela:
  • Desenho
  • Pintura Espatulada
  • Pintura Mão Livre
Pintura em Tecido, Vidro, Telha, Sabonete, Craquelado e Decupagem.

Casa do Artesão.

Oficina de Música

- Professor: Edson Magalhães
- Contato: (65) 9625-9633

- Aulas de:
  • Bateria
  • Contrabaixo
  • Teclado
  • Violão

Avenida Brasil e suas transformações na história de Tangará da Serra

A avenida dos floridos ipês do mês de agosto, que determina o eixo central da cidade de Tangará da Serra, denominada de Avenida Brasil, espaço de muitas memórias e histórias da população tangaraenses e de visitantes, passou ao longo de sua ocupação por muitas transformações.

A Avenida Brasil, começou a ser ocupada no início dos anos sessenta por um grande número de migrantes, vindos principalmente de vários lugares do Brasil, em especial dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná e de alguns Estados do Nordeste, a partir dos anos 80 novos migrantes da Região Sul do Brasil começaram a compor o cenário do principal ponto de referência de Tangará da Serra.

As primeiras famílias a estabelecerem residência em Tangará da Serra, segundo o livro tombo da Reitoria de Nossa Senhora Aparecida, começaram a chegar a partir de julho de 1959. Das três famílias que chegaram inicialmente, duas delas dedicavam-se à lavoura e a terceira tinha como líder, um farmacêutico prático, Erotides Rodrigues Machado, inicialmente considerado “médico do povo”; sua farmácia começou a funcionar em 13 de março de 1961, no entanto também se dedicava a uma pequena roça.

A partir de 1960, com intensificação dos trabalhos de propaganda realizados pela Sociedade Imobiliária Comercial Tupã para Agricultura - SITA, através de corretores e da divulgação em rádio no norte do Paraná, São Paulo e em Minas Gerais, várias famílias foram em busca da esperança, da grande colheita do café, do paraíso perdido. Em 1960, começaram a chegar várias famílias, sendo que as primeiras matas derrubadas e as primeiras plantações foram realizadas depois de julho de 1959.

As primeiras famílias, ao chegarem a Tangará da Serra, começaram a requadricular o espaço, dando uma nova disposição ao ambiente anteriormente ocupado pelos índios Paresí. Este ambiente foi cartografado para ser uma cidade em 1962, em Tupã, cidade do Estado de São Paulo, pelo arquiteto Américo Carnevali e, posteriormente Belizário de Almeida realizou o serviço de agrimensura.

O local foi escolhido, a propaganda de terras foi realizada em São Paulo, no norte do Paraná e em Minas Gerais. O cerrado começou a dar lugar à cidade, com a chegada dos migrantes.

Na década de setenta, foram muitos os caminhões “pau-de-arara” que trouxeram mudanças de várias famílias para Tangará da Serra. Estas famílias vieram individualmente ou em grupos de vizinhos, de amigos, de parentes ou de patrões e empregados, para habitar e construir suas vidas neste espaço de Mato Grosso.

Quando os migrantes começaram a chegar, encontraram uma cidade quadriculada no solo, os espaços individuais estavam já pré-estabelecidos, para garantir a disciplina da nova cidade.

A concepção de projeto urbanístico criado pelo arquiteto Américo Carnevali apresenta uma cidade com traçado moderno, ruas largas, com 168 quadras, sendo cada uma com 16 lotes, destaca seis avenidas, centro cívico, locais para praças com áreas verdes, grupos escolares, cinema, mercado, hospital, clube recreativo, delegacia, rodoviária, posto de saúde, ginásio, estádio de futebol, aeroporto, horto florestal.

A nomenclatura original das avenidas destaca três eixos da Marcha para o Oeste, o migrante ideal, a construção de Brasília e a ocupação do Centro-Oeste. O povo migrante é representado pelas Avenidas Paraná e São Paulo. O espaço a ser ocupado é destacado pelas Avenidas Cuiabá e Mato Grosso e o desenvolvimento é representado pela Avenida Brasília. Todas essas avenidas caminham para outra maior, que corta a cidade ao meio, e só é interrompida pelo Centro Cívico, espaço em que os “poderes” se edificariam, mas que o ultrapassa, formando, então, a trajetória do movimento, a Avenida Brasil.

De acordo com Américo Carnevali, os nomes das avenidas foram dados por Wanderley Martinez, dono da SITA, em homenagem aos Estados em que colonizadores moraram e também ao Estado em que Tangará da Serra está localizado bem como a sua capital. As ruas não receberam nomes, pois o arquiteto preferiu numerá-las no projeto original e os nomes seriam colocados posteriormente, para homenagear os cidadãos que trabalhassem pela cidade.

A Avenida Brasil passou ao longo da história de Tangará da Serra por várias transformações e também foi palco de muitas histórias. No início dos anos sessenta, quando foi aberta, funcionava como pouso de aeronaves, e muitas casas, especialmente de madeira foram se configurando ao seu longo.

Em 1970, foi construída, em alvenaria a segunda Igreja Matriz no centro da Avenida Brasil, na atual rotatória, antes a primeira Igreja Católica, construída em madeira, também ficava no meio da Avenida Brasil próximo a Loja Elder. A terceira Igreja Matriz foi inaugurada em frente à Praça da Bíblia em 23 de dezembro de 1979.

Durante a administração da prefeita Thais Bergo Duarte Barbosa a Avenida Brasil recebeu uma configuração diferente, foram construídos canteiros centrais em seu percurso e arborização de plantas nativas da região. Muitas paineiras (Ceiba), buritis (mauritia flexuosa) dentre outras espécies de vegetação foram plantadas ao longo da Avenida Brasil. Nesta administração também foi construída a Prefeitura Municipal, cuja construção iniciou-se em 1979 e foi concluída em 1981; juntamente com a prefeitura foi construída sua praça que recebe o nome de Antonio Alves Duarte. O Engenheiro do Departamento de Obras Públicas, Joel Moreira, foi o responsável pela arquitetura da Prefeitura e quem executou o projeto, foi o construtor Altair Notarangelli.

Na administração do Prefeito Antônio Porfírio de Brito houve uma remodelação na Avenida Brasil; os largos canteiros centrais com sua vegetação nativa foram retirados, a avenida recebeu asfaltamento e super postes foram colocados no canteiro central. Na gestão dos outros prefeitos o espaço da avenida também passou por transformações, como mudança dos aspectos dos sinais de trânsito, modificações no canteiro central. Na gestão do Prefeito Jaime Luiz Muraro a vegetação nativa, com os ipês, passou a configurar o cenário da Avenida Brasil.

Muitas casas comerciais foram alocadas ao longo da Avenida Brasil, configurando-a como um espaço primordiamente comercial, algumas são apenas marcas na memória de muitos moradores antigos de Tangará da Serra como a Comercial Ivai, a Casa Trento, a Casa Luso, a Casa dos Retalhos, a Drograria Santa Rita (Farmácia da Arlene) etc. Alguns comércios permanecem desde os anos 70 até os dias de hoje, a papelaria A Escolar, a loja Super Barateira, o posto de Gasolina atual Posto Tanaka, a Farmácia Santo Antônio, a Farmácia Santa Terezinha, a Loja Econômica, dentre outros.

Nos extremos da Avenida Brasil foram construídas as duas maiores escolas de Tangará da Serra, inicialmente o Ginásio Estadual de Tangará da Serra, em 1971, depois transformando-se em 1976 em Escola Estadual “29 de Novembro” e em 1978 a Escola Estadual “13 de Maio”.

Pela Avenida Brasil, muitas pessoas passaram e consigo muitas histórias, muitos eventos, como os inúmeros desfiles cívicos, passeatas de estudantes, de professores, de trabalhadores do Movimento Sem Terra, comícios políticos, carreatas políticas, procissões de Corpus Christi, Sexta-feira Santa, em louvor a Nossa Senhora Aparecida e a São Cristóvão.

Pela Avenida Brasil passam muitas pessoas, muitas ações se realizam, histórias são construídas, muitas vitórias são celebradas, o comércio motiva a vida cotidiana, seus bares movimentam a vida noturna e a Avenida Brasil liga não apenas os extremos do espaço urbano, mas produz uma ligação entre as pessoas, porque uma cidade vive de quem vive nela.

Fonte: Carlos Edinei de Oliveira - Professor Doutor em Educação, historiador. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso e Coordenador da Sala de Memória de Tangará da Serra.

Exposição de Fotos Av. Brasil










Exposição Fotográfica “Avenida Brasil e suas transformações na história de Tangará da Serra-MT”


Com o objetivo de valorizar a memória e a história do povo tangaraense, a Sala de Memória de Tangará da Serra realizou no período de 09 a 26 de agosto de 2011, o Projeto de Exposição Fotográfica “Avenida Brasil e suas transformações na história de Tangará da Serra-MT”, com 52 imagens, desde a década de 60, que mostram o crescimento de Tangará da Serra através do olhar da principal avenida do município, destacando alguns pontos urbanos do município, pioneiros e diversos fatos históricos, como movimentos políticos e estudantis.


A Exposição Fotográfica “Avenida Brasil e suas transformações na história de Tangará da Serra-MT”, de cunho didático, foi organizada com visitação dirigida e recebeu alunos das escolas públicas do município, da Educação Infantil ao Ensino Médio, universitários e a comunidade tangaraense em geral. Todo o material informativo da exposição também foi disponibilizado em Braille, viabilizando assim, o acesso aos deficientes visuais.

Assessoria

CME Sílvio Paternez visita à Assembléia Legislativa de MT


Um grupo de alunos da 7ª Série A e B do CME Sílvio Paternez visitaram a Assembléia Legislativa de Mato Grosso com o objetivo de conhecer o funcionamento da mesma e buscar informações voltadas as Políticas Sociais. Esta visita foi uma das etapas do Projeto “Também sou responsável pela Política de minha Vida” desenvolvido pela Professora de Geografia Lucimar Alves da Mata.

Na Assembléia Legislativa foram muito bem recebidos pelo Deputado Estadual Wagner Ramos, em seu gabinete e no Plenário, que fez uma explanação ampla sobre a Assembléia Legislativa e sobre os Projetos destinados para Tangará da Serra. Também foram muito bem recebidos pela equipe de assessoria do Deputado e outros Profissionais que explicaram detalhadamente como funciona cada setor.

Os alunos e Professores visitaram também o Museu do Rio, o Aquário e um Shopping de Cuiabá.

Acompanharam os alunos as Professoras Lucimar Alves da Mata, Anaclei de Almeida Amaral e Roseli Sommer.

Roseli Sommer
Coordenadora dos Anos/Séries Finais do Ensino Fundamental.

ORÇAMENTO - Educação terá o ano de 2012 apertado

Em entrevista concedida ao Diário da Serra, o Secretário de Educação e Cultura de Tangará da Serra, Júnior Pimenta afirmou que 2012 será um ano "apertado" para a Educação.

Segue tópicos da entrevista:

"O secretário José Júnior Pimenta explicou que passará o ano ´apertado´ e que o Ensino Infantil (0 a 5 anos) será o maior desafio. O Município deve atender mais de 9.300 crianças, desde o maternal ao nono ano em 2012. Conforme o DS já publicou no último dia 22, o Orçamento foi fixado em R$ 172,4 milhões, sendo R$ 74,6 mi provenientes de receitas resultantes de impostos e de transferências constitucionais. A base de cálculo para os investimentos em Educação são feitos em cima deste último valor, sendo o Município obrigado a investir no mínimo 25% no setor. Em 2012 serão R$ 22,2 milhões, isto é, 29,87% da receita, entretanto, juntando com outros recursos, a pasta terá cerca de R$ 37 milhões. Vale salientar que estes números poderão sofrer alterações.

“Comparando o orçamento previsto com a demanda existente, principalmente na Educação Infantil e melhorias de infraestrutura das escolas, está aquém daquilo que precisaria para resolver todos os problemas relacionados a Educação”, começou o secretário, informando que existe um plano de expansão que deve ser cumprido, em partes, no próximo ano.

Tal plano, que inclui a abertura de novas vagas para crianças com idade entre 0 e 5 anos, é tratado com prioridade, uma vez que a defasagem no setor é de mais de 3.800 vagas. “Para isso estaremos locando um prédio [antigo Ideal] onde funcionará uma unidade escolar para atender o ensino infantil, que proporcionará a abertura de 600 vagas já em 2012”, disse.

Segundo ele, a intenção é fazer as matrículas já nos próximos dias. A medida é urgente, já que a Secretaria sofre pressão externa, especialmente do Ministério Público, para que sane a dívida com a Educação Infantil. Levantamento da própria Semec aponta que mesmo criando essas vagas, outras 3.200 seriam necessárias.

Júnior destaca que as despesas com os salários dos funcionários são bastante elevadas. “São 24 milhões [de reais] somente para despesa com pessoal e encargos sociais”, explicou. Outros setores, como a Cultura, terá apenas R$ 340 mil para o ano inteiro, contando investimento na realização de eventos, mantimento da Biblioteca Municipal, Arquivo Público e contratação de instrutores de artes. Valor um tanto irrisório, já que existe uma tendência nacional para que os governos invistam pelo menos 1% do orçamento geral no setor.

No mais, o setor da Educação dependerá muito de investimentos do Estado e da União. A construção, ampliação e reforma de escolas dependerão de recursos vindos destes pares, já que a folha de pagamento e as despesas internas e material de consumo absorvem a maioria da cifra da pasta.

“Estamos fazendo todo o esforço para otimização desse recurso. Contenção de despesas, de contratações, diminuir gastos com transporte escolar para que em 2012 o sistema municipal de ensino não tenha tantos problemas como os enfrentados este ano”, ponderou.

Júnior ainda garante que está comprometido, juntamente com o prefeito Saturnino Masson, com o setor. “Gostaria de reforçar o compromisso que a administração municipal tem demonstrado com a Educação, prova disso é o empenho e o apoio às medidas que estão sendo adotadas para a melhoria da qualidade e também da quantidade de alunos atendidos”, finalizou.

Fonte: Alexandre Rolim - Redção Diário da Serra